POR QUE FAZER CHECK-UP ANTES DE INCIAR UMA ATIVIDADE FÍSICA?

POR QUE FAZER CHECK-UP ANTES DE INCIAR UMA ATIVIDADE FÍSICA?

Atualmente, o incentivo à prática de exercícios físicos está cada vez mais presente nas campanhas de prevenção da saúde e de qualidade de vida. Esse hábito é importante para deixar a vida mais saudável, evitar diversas doenças e melhorar a autoestima.
No entanto, entrar em uma rotina de atividades físicas exige maior esforço do corpo e gera mudanças metabólicas variadas. Se você apresentar alguma doença silenciosa ou em fase inicial ainda não descoberta, os exercícios podem acabar prejudicando a sua saúde em vez de melhorá-la.
Por isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) recomenda que todos os que pretendem iniciar atividades físicas façam um check-up médico para detectar qualquer fator de risco, sinais ou sintomas que possam indicar problemas na saúde do coração, pulmões, rins, glândulas, ossos e músculos.

A maior preocupação que você precisa ter ao começar uma rotina de exercícios é com o seu coração, uma vez esse é um dos órgãos mais exigidos na prática de atividade física.
Além de exames clínicos e da avaliação de riscos, o seu médico pode pedir exames cardiológicos específicos para garantir que você está apto a fazer exercícios e não corre perigo de sofrer uma parada cardiorrespiratória ou um infarto, por exemplo: Eletrocardiograma: os eletrodos colocados em diferentes regiões do tórax registram a atividade elétrica do coração. Por meio desse registro são identificadas anormalidades do ritmo do coração (arritmias cardíacas), sinais de isquemia, alterações da frequência cardíaca, entre outras.

Conselho Federal de Medicina recomenda exames médicos mesmo no caso de atividades recreativas

Commentários

Whatsapp